sábado, setembro 03, 2005

1-Tutorial Método Dupla Compressão (by Davidson/DF)
(Para quando a compressão ficar abaixo de 70%)

1º Passo




1) - Depois de copiar do DVD para o HD com DVDDecrypter Abra o DVDShrink. Clique na guia Edit e Selecione Preferences:







2 ) -Desmarque a opção Run analysis and backup in low priority mode to improve multi-tasking. Obs.: Reduz bastante o tempo de duração do processo.

3) - Clique Open Files e selecione o diretório onde estão os arquivos decriptados com o programa DVDDecrypter. Será iniciada a análise do video. Desmarque Enable video preview

4) - Terminada a análise você terá a esta tela:

Agora vem a parte principal:
Muita atenção daqui em diante para não ter que repetir todo o processo!



5) - Clique agora no nome da pasta principal para que ela fique selecionada. Conforme exemplo vou clicar em MATRIXRELOADED. O Valor de compressão de Main Movie é de 63,2%(lado direito da tela do Shrink)

NOTA: Veja que depois de clicar o valor muda para 62,8%, este é o valor percentual que realmente interessa. Ele é que sera aplicado na fórmula:(RaizQuadrada do % x 10)

Raiz Quadrada do percentual (62,8) vezes 10 = 79,2%
% Shrink -> 62,8
raiz quadradada do %Shrink -> 7,9246451

Multiplicador -> 10
%Final -> 79,2
DICA: Cole no excel para calcular a função: =RAIZ(C4) *10 onde (C4 é o campo onde você vai digitar o valor do Shrink no exemplo acima 62,8)

6) Agora temos o valor que realmente interessa: 79,2%. Clique do lado direito da tela na Guia Video onde está Automatic mude para Custom Ratio.
7) Role a barra lateral para a direita até o percentual apurado(79,2%) ou clique sobre a barra e navegue usando a seta para direita do teclado até chegar no percentual apurado.
Note que a barra superior vai ficar com as cores verde e vermelha e com dois valores um para verde e outro para vermelho.
obs.: Anote o valor para vermelho: no exemplo acima 5,438 (é o valor maior).

8) Clique em Edit, na guia Preferences altere de DVD5-(4.7GB) para Custom. Na caixa ao lado digite o valor anotado, conforme item 8 acima (5,438) e clique em OK. Note que a barranão tem mais duas cores(verde e vermelha) e nem dois valores. A cor agora é somente verde e o valor é o selecionado (5,438 MB).
9 - Surgirá uma tela indicativa de tamanho maior que um dvd-5, não se preocupe clique em Yes.10) - Na opção Select backup target selecionar Hard Disk Folder. Na guia Select target folder for DVD output files clique em Browse e selecione a pasta, recomendo usar uma pasta que diferencie este processo do próximo passo, eu usei (conforme figura ao lado) uma pasta chamada Fase1 e vou usar Fase2 no segundo passo.
IMPORTANTE: Não esqueça de marcar Create VIDEO_TS and AUDIO_TS subfolders, ou você terá que fazer tudo de novo

Se aparecer uma tela R.C.E Region Protection, altere a região de acordo com o seu DVD-Player e clique em OK.




11)- Clique na guia Quality Settings e marque as opções Perform deep analysis before backup to improve quality e desmarque Compress video with high quality adaptive error compensation. Clique em OK a análise irá começar. (item - alterado em 30/10/2005)




Desmarcar a caixa Enable video preview acelerará o processo.







12 ) - Depois da análise a compressão propriamente dita (Enconding).





Fim da primeira fase da dupla-compressão com Shrink

Agradecimentos ao Jorge
e a toda equipe do Fórum Doom9.org

ACESSE O 2º Passo